Princípios para avançar em 2020 e sempre

O apóstolo Paulo sempre olhava para frente e via com alegria o destino final da sua vida. Ele nos deixa algumas recomendações nos seus textos bíblicos, para que possamos remir o tempo, aplicar os nossos corações às coisas que são significativas e avançar

Meus amados em Cristo, graça e paz. Estamos próximo da virada de um novo ano. Mas quero que você pense comigo a respeito de algo muito maior que a simples virada de uma ano. Penso que todas as vezes que viramos um novo ano, é como se Deus encerrasse um "livro" da nossa vida, e nos desse a oportunidade de reescrevermos novos dias. Os dias que virão, pela frente, parecem ser os mesmos que já foram em sua vida, mas você pode fazer diferente. Se você entender que algumas mudanças na sua vida dependem mais da sua atitude, dedicação e empenho do que apenas esperar algo, você poderá fazer muito, alcançar alvos e objetivos maiores e, melhor, tornar-se uma pessoa mais santa, mais parecida com Cristo.

O apóstolo Paulo sempre olhava para frente e via com alegria o destino final da sua vida. Ele nos deixa algumas recomendações nos seus textos bíblicos, para que possamos remir o tempo, aplicar os nossos corações às coisas que são significativas e avançar para aquilo que o Senhor nos propõe.

 

  1. Finalmente, meus irmãos, alegrem-se no Senhor! Escrever-lhes de novo as mesmas coisas não é cansativo para mim e é uma segurança para vocês.
  2. Cuidado com os cães, cuidado com esses que praticam o mal, cuidado com a falsa circuncisão!
  3. Pois nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos pelo Espírito de Deus, que nos gloriamos em Cristo Jesus e não temos confiança alguma na carne,
  4. embora eu mesmo tivesse razões para ter tal confiança. Se alguém pensa que tem razões para confiar na carne, eu ainda mais:
  5. circuncidado no oitavo dia de vida, pertencente ao povo de Israel, à tribo de Benjamim, verdadeiro hebreu; quanto à lei, fariseu;
  6. quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível.
  7. Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo.
  8. Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo
  9. e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé.
  10. Quero conhecer a Cristo, ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte
  11. para, de alguma forma, alcançar a ressurreição dentre os mortos.
  12. Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus.
  13. Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante,
  14. prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.
  15. Todos nós que alcançamos a maturidade devemos ver as coisas dessa forma, e se em algum aspecto vocês pensam de modo diferente, isso também Deus lhes esclarecerá. Tão-somente vivamos de acordo com o que já alcançamos."

 

Então, diante dos princípios da Palavra, se você deseja alcançar, avançar e completar bem a sua carreira, viver conforme o propósito divino para a sua vida, adote as seguintes atitudes neste próximo ano:

 

1 - TENHA DISCIPLINA DIÁRIA PARA MANTER O FOCO NO QUE VOCÊ BUSCA - v1:

 "Finalmente, meus irmãos, alegrem-se no Senhor! Escrever-lhes de novo as mesmas coisas não é cansativo para mim e é uma segurança para vocês."

 

  1. Alegria no Senhor - A alegria do Senhor é a nossa força - Ne 8.10;
  2. Rotina diária para aprender a Palavra de Deus - Quem medita na Palavra de dia e de noite, será como uma árvore plantada à beira de um ribeiro - (Sl 1.1-3)
  3. Meditar na Palavra traz a certeza que o tempo do Senhor chegará em nossas vidas, e o fruto aparecerá na estação certa (Sl 1.3);
  4. A segurança da Palavra nos libera para não tropeçarmos, não pararmos, e não voltarmos para trás, mas para avançarmos para o nosso destino profético, como povo de Deus.
  5. Tudo que Deus diz sobre nós acontecerá, se tão somente obedecermos sua voz.

 

2 - MANTENHA SUA CONFIANÇA FIRME NO SENHOR - vs 2-6

"Cuidado com os cães, cuidado com esses que praticam o mal, cuidado com a falsa circuncisão! Pois nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos pelo Espírito de Deus, que nos gloriamos em Cristo Jesus e não temos confiança alguma na carne, embora eu mesmo tivesse razões para ter tal confiança. Se alguém pensa que tem razões para confiar na carne, eu ainda mais: circuncidado no oitavo dia de vida, pertencente ao povo de Israel, à tribo de Benjamim, verdadeiro hebreu; quanto à lei, fariseu; quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível."

 

  1. Precisamos cuidar do que vemos, ouvimos, sentimos e falamos - cuidado com o que entra em seu coração, pois a boca expressará o que está no seu coração;
  2. Nem tudo que você ouve é verdade, nem tudo que você sente é verdade. Por isso perceba quando o seu nível de estresse estiver alto e pare para meditar nas verdades da Palavra de Deus, para que suas reações sejam proativas e solucionadoras.
  3. Cuidado com os religiosos. Os religiosos atrapalham o agir de Deus pois estão sempre tentando "enquadrar" Deus dentro dos seus paradigmas e Deus não se deixa ficar preso a qualquer dogma, tradição ou teoria humana;
  4. A religião muda rotinas; o evangelho muda pessoas
  5. Nossa confiança nunca deve estar nas nossas capacidades mentais, físicas ou sociais, mesmo que sejamos muito bons nessas coisas (vs. 4-6)

 

3 - PARA GANHAR ALGO NOVO VOCÊ PRECISA ESTAR DISPOSTO A PERDER ALGO VELHO - vs 7-8

"Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo. Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo."

 

  1. Algo pode ser muito bom, neste tempo em nossa vida, mas diante do melhor de Deus, você precisa se desafazer do bom, para receber o novo de Deus.
  2. O bom é sempre inimigo do ótimo;
  3. Não seja um acumulador de coisas passadas, velhas e estragadas.
  4. Fique idoso, mas recurse-se a ficar velho;
  5. Nossa mente precisa ser renovada constantemente, se não envelhecemos e, pior,  nos amoldaremos aos valores deste mundo (Rm 12.2).
  6. Jesus nos ensina que não se deve por vinho novo em odres velhos, nem fazer remendo novo em roupa velha (Mt 9.16,17);
  7. Quem se apega as coisas do passado, vive no passado e não no presente; se torna velho, ultrapassado, um objeto de museu.
  8. Os tempos e as estações mudam e você precisa aprender a mudar com eles.
  9. Quem muda, atravessa as crises; quem não muda, vira refém das crises;

 

4 - QUANDO TEMOS CRISTO COMO NOSSA REFERÊNCIA, MUDAMOS PARA MELHOR - vs. 9-11

"e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé. Quero conhecer a Cristo, ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte para, de alguma forma, alcançar a ressurreição dentre os mortos."

 

  1. Quando Cristo é a nossa referência as mudanças são sempre para melhor;
  2. Ser encontrado nele, significa ser um com ele, ter identidade de filho de Deus e não de escravo religioso;
  3. A graça de Jesus é superior à Lei, mas você só se apropria da graça se estiver disposto a abrir mão dos seus méritos;
  4. Você precisa ser capaz de trocar algo que você acredita, mas que te limita, por algo que te faz avançar de forma ilimitada, sem culpas ou condenações.. (leia o Capítulo 8 de Romanos);
  5. mesmo sendo membros de uma igreja, batizados há muitos anos, nossas crenças limitantes precisam ser trocadas pela fé genuína e exclusiva em Deus.
  6. Um crença (fé), limitante é aquela de bloqueia o próximo nível da fé; e tudo aquilo que te bloqueia, não só te limitará, mas não permitirá que você alcance mais de Deus.
  7. O cristão deve viver de fé em fé, (Rm 1.17) de poder em poder - Nossa fé amanhã deve ser maior que hoje; o poder de Deus em nós é revelado pela sua glória em nós - A palavra glória em grego é "doxa" e significa, a presença de Deus, tudo que Deus é e tudo que Deus tem;  (2Co 3.18)
  8. De vez em quando precisamos passar um tempo a sós com Deus, ter o nosso PENIEL - Gn 32.30 - pois não há como ser o mesmo depois de um tempo especial com Deus.
  9. Paulo sabe que o poder e a glória suprema é a ressurreição dos mortos e ele quer ser achado em Cristo, neste momento, para salvação eterna.

 

5 - SÓ GANHA O PRÊMIO QUEM COMPLETA O PROPÓSITO - vs. 12-16

"Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus. Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus. Todos nós que alcançamos a maturidade devemos ver as coisas dessa forma, e se em algum aspecto vocês pensam de modo diferente, isso também Deus lhes esclarecerá. Tão-somente vivamos de acordo com o que já alcançamos."

 

  1. Fomos alcançados por Cristo, para alcançarmos a glória eterna - v. 12;
  2. Estamos sendo aperfeiçoados à imagem de Cristo em nós - v. 12
  3. Paulo sabe que está no caminho, mas ainda tem muito pela frente - v.13a;
  4. Para alcançar o novo de Deus, é preciso esquecer as coisas que ficam para trás - V. 13b
  5. Você pode estar caminhando com Cristo há muito tempo, mas sempre tem mais de Deus para sua vida.
  6. Prosseguir para frente não é simplesmente avançar, passar de ano, mas observar o alvo e chegar nele - v. 14.
  7. A vida Cristã pode te tornar uma pessoa boa, eticamente aprovável, e financeiramente próspero, mas se não te levar para o céu, foi inútil, serviu apenas para o tempo presente.
  8. A vida cristã é para o presente, mas também para o futuro - não se esqueça da observação das virgens imprudentes de Mateus 25.1-10; Elas estavam no lugar certo, na hora certa, mas sem as condições certas;
  9. Ação de demônios a gente repreende e expulsa, mas o seu caráter, é você mesmo que tem que se submeter ao tratamento de Cristo.
  10. O desejo do Senhor é que você alcance a maturidade em Cristo - v. 15a
  11. Sempre que a nossa mente tentar nos desfocar do caminho do Senhor, precisamos pedir que Deus sonde os nossos pensamentos - v. 15
  12. Nunca menos que que já temos de Jesus em nós - v. 16

 

Conclusão: Desejo que neste novo ano, em especial esta virada da década em que estamos entrando na terceira década do século 21, nós estejamos mais voltados para o ser espiritual que para o ser carnal. Nossa sociedade está evoluindo muito, de forma rápida, numa progressão geométrica. A Palavra está se cumprindo quando afirma que nos últimos dias a ciência tem se multiplicado (Daniel 12.4), mas a Palavra do Senhor continua fiel e não passará, ainda que a nossa atual sociedade despreze os valores do Reino de Deus. Desejo que neste novo tempo você norteie sua vida, suas decisões e suas atitudes pelo referencial da Palavra de Deus que é a Revelação de Cristo.

 

Corra firme e forte para o seu destino profético. Você nasceu para ser filho de Deus, reinar em vida e reinar na vida eterna.

Endereço

Rua Guararapes, 2058 (Rápida do Portão), CEP 80320-210 - Vila Izabel, Curitiba, PR

Entre em Contato

Envie um WhatsApp!

(41) 99890-9040

(41) 99890-9040

elton@ibicuritiba.org.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

Código do aplicativo

IBICURITIBA
© IBI CURITIBA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.