Nossa História

Conheça a história da Igreja Batista Independente de Curitiba

A Assembleia Geral da Convenção (na época Convenção das Igreja Evangélicas Batistas Independentes - CIEBIB), sob a presidência do Pastor João Batista da Silva, em 1960 decidiu abrir uma frente de pregação em Curitiba. O pastor Noé Valêncio da Silva, então pastor da igreja em Rio Grande (RS), sensível ao apelo missionário veio juntamente com o missionário Lars-Olof (Olavo) Berg e em 19 de março de 1960 iniciaram uma série de conferências na tenda armada que contava com a presença do Pr. Pedro Falcão, então Presidente da Convenção, e do Missionário Stig Johanson da cidade de Ponta Grossa.  

No mês de maio de 1960 o pastor Noé veio de mudança para Curitiba e retomou o trabalho em sua casa. Em janeiro de 1961 alugou um salão na rua Guararapes quase esquina com a rua Sebastião Paraná. Já em 16 de novembro de 1961 iniciou um novo período de conferências com a vinda do Missionário Nils Peter Skåre, que armou sua tenda na Av. República Argentina (perto de onde hoje está o supermercado Festval). E foi durante esta campanha que no dia 3 de dezembro de 1961 que foi organizada a Igreja Batista Independente de Curitiba, com 14 membros, tendo sido eleito como primeiro pastor Noé Valêncio da Silva que permaneceu na função até abril de 1963, quando se mudou para Campinas, passando então ao Missionário Nils Peter Skåre a direção da Igreja.

Os primeiros membros desta Igreja foram: a) por carta: Noé Valêncio da Silva (pastor fundador), Signe Lídia Persson da Silva, Ercílio Diniz, Mariz Diniz, Glaci Diniz, Nilza Diniz, Walter Fuchs, Eva Fuchs e Judite Fuchs; b) por batismo - Samuel Persson da Silva, Rita Raquel Persson da Silva, José de Lara Pereira, Maria Antônia dos Santos e Loise Martins. (este batismo foi realizado na Igreja Pentecostal Filadélfia de Curitiba (Pr. João Ludgren) no dia 03 de dezembro de 1961, às 10h, pelo missionário Nils Peter Skåre). A primeira diretoria da Igreja foi composta pelos membros: Pr. Noé Valêncio da Silva, presidente; Eva Fuchs, secretária e Walter Fuchs, tesoureiro.

Leia a ATA manuscrita de organização da Igreja - Leia a ATA digitada.

A partir da igreja no bairro Portão surgiram igrejas nos bairros de Vila Rosinha, Vila Santa Amélia (atual Fazendinha), São Bráz, Vila Guaíra, Sitio Cercado e Bairro Novo, assim como iniciou o trabalho Batista Independente no litoral do Paraná, em Guaratuba

TAGS: 

Endereço

Rua Guararapes, 2058 (Rápida do Portão), CEP 80320-210 - Vila Izabel, Curitiba, PR

Entre em Contato

Envie um WhatsApp!

(41) 99890-9040

(41) 99890-9040

elton@ibicuritiba.org.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

Código do aplicativo

IBICURITIBA
© IBI CURITIBA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.