“O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal,conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros.” - Hebreus 13.4
Salmos 128.1-6: "1. Como é feliz quem teme ao Senhor, quem anda em seus caminhos! 2. Você comerá do fruto do seu trabalho, e será feliz e próspero. 3. Sua mulher será como videira frutífera em sua casa; seus filhos serão como brotos de oliveira ao redor da sua mesa. 4. Assim será abençoado o homem que teme ao Senhor! 5. Que o Senhor o abençoe desde Sião, para que você veja a prosperidade de Jerusalém todos os dias da sua vida, 6. e veja os filhos dos seus filhos. Haja paz em Israel!"
Todos nós sabemos que o casamento abençoado por Deus é uma fonte inesgotável de testemunho! Testemunhamos do Senhor em todos os momentos de nosso matrimônio. Casamento não é fácil, assim como todo convívio humano e social. Na empresa, na universidade, nas associações e até mesmo na Igreja. Onde há o ser humano, certamente vão surgir conflitos e discordâncias. Mas aqueles que já viveram a experiência matrimonial há mais de três décadas, com a ajuda constante do Senhor, sabem notificar as bênçãos celestiais no matrimônio. Seja no exercício da paciência, na busca do diálogo, na divisão das tarefas do lar, na aplicação dos princípios da Palavra, no carinho da intimidade conjugal, etc.
Por outro lado, infelizmente, existem aqueles que, ao olhar atrás, percebem, numa reflexão sincera, que em algum momento vacilaram, deixando o agir do Senhor fora da rotina conjugal. Isso é mais fácil de acontecer do que imaginamos. Nesta lição, queremos resgatar a convicção sobre um Deus que atua em nosso favor na perspectiva do tema: Ações divinas no matrimônio para testemunho cristão.
O que é um casal equilibrado? Não estamos tratando de temperamentos. O equilíbrio não vem por causa de temperamento. Lógico que isto interfere na relação conjugal, e cada casal vai ter que aprender e aproveitar o que há de melhor em seu temperamento, tentando melhorar naquilo que atrapalha. Segundo estudiosos, há, pelo menos, quatro tipos de temperamentos: sanguíneo, colérico, fleumático e melancólico. Conhecer esses temperamentos e identificar-se com um deles ajudará a pessoa a entender por que às vezes age dessa ou daquela maneira. Há livros1 e palestras na internet para trazer luz a este assunto. Mas queremos focar no agir de Deus no matrimônio. O fruto do Espírito Santo é domínio próprio. Isso significa que o cristão, que procura estar em comunhão com Deus, vai ter o socorro celestial.
Na prática, o Espírito Santo (se permitirmos) vai transformar nosso ser carnal (obras da carne – Gl 5.19-21) em um ser espiritual (fruto do Espírito – Gl 5.22,23). Por que ocorrem tantas brigas e conflitos entre as pessoas e seus familiares, seus parentes? Dealguma maneira, não estamos permitindo que o Espírito Santo atue e promova perdão e paz. O fruto do Espírito é amor, paz e alegria. Esses são ingredientes necessários para o equilíbrio no lar. Entre marido e esposa, pais e filhos e com parentes também. A maturidade vem com o tempo. Não dá para exigir maturidade de um jovem casal no seu primeiro ano de vida conjugal; contudo, se foram criados com bases cristãs sólidas e com um bom testemunho dos pais, terão mais facilidade em encontrar o equilíbrio.
Por outro lado, há casais que estão juntos há anos e não produzem testemunho algum. Cremos que os erros e acertos fazem parte do processo de crescimento e vão contribuir para a busca da maturidade. Jesus começou seu ministério aos 30 anos. Não era uma criança, um adolescente. Era um homem jovem. E esses trinta anos, ao lado dos pais, trabalhando como carpinteiro, convivendo com os irmãos, foram importantes para o resultado de seu ministério, ainda que aos doze anos ele já soubesse qual era sua natureza. No entanto, foi ao longo dos anos que o Eterno fortaleceu seu Filho para o cumprimento da difícil missão: “Entregar-se como sacrifício vivo em favor dos pecadores” (Efésios 5.2). No casamento não é diferente: marido, esposa e pais se entregam dia após dia no trabalho de cuidar, ensinar, cultivar valores e sofrer juntos em seu pequeno rebanho – a família!
Reflita: Seu matrimônio reflete equilíbrio e maturidade?
O salmista, no Cântico de Peregrinação (Sl 128), apresenta um retrato da família. Respeitando o contexto social em que esse texto é inserido (geralmente viviam em clãs familiares, onde ter muitos filhos era comum, natural e importante para a própria proteção e subsistência do clã familiar), temos verdades importantes para aplicar. Começamos com o temor ao Senhor. “Feliz o homem que teme ao Senhor”. Há inúmeras citações bíblicas sobre as vantagens de se temer ao Senhor. Isso vale para o marido, esposa e filhos. Vejamos este texto em Provérbios: “Aquele que teme ao Senhor possui uma fortaleza segura, refúgio para os seus filhos” (Pv 14.26). Depois o salmista fala de felicidade e prosperidade como resultado do esforço de seu trabalho: “Será feliz e próspero” v.2.
Nesse caso, o tempo em que vivemos não impedirá que esta verdade de Deus se cumpra. Deus é abençoador. Veja o que nos escreve o autor aos Hebreus: “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam” (Hb 11.6). Esse resultado final de prosperidade é uma parceria do trabalho do homem (“Quando ainda estávamos com vocês, nós lhes ordenamos isto: se alguém não quiser trabalhar, também não coma” – 2Ts 3.10) e o cuidado Deus, o proprietário da benção (“Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda” – Sl 127.1).
Uma parceria entre Deus e a família! Por fim, o salmista descreve a mulher (esposa) e seus filhos. Naquela época, isso tinha tudo a ver com a relação, a bênção de as mulheres casadas gerarem filhos. Ser estéril era difícil e fator de muito constrangimento. Ser esposa, ser mãe – que benção Deus reservou para as mulheres! Sentir um ser crescendo em seu ventre, ter o privilégio de amamentar, amar e cuidar de seus filhos. Será que estamos tratando de algo errado? A modernidade mudou as bênçãos que Deus projetou para a mulher e a família?
Reflita: Como a Igreja vê o papel da família nos dias de hoje? Como priorizar a família em detrimento de uma sociedade individualista e egoísta? Debata.
DEU CERTO! Não existe maior testemunho cristão na sociedade do que uma família cujos filhos são salvos, tementes a Deus, envolvidos com a vida da Igreja e contando com bom testemunho dos de fora. Quando isso não é o padrão de nossa família, alguma coisa deu errada! Tudo passa por uma semeadura, que podemos assim destacar:
É uma semeadura a longo prazo. Mas vale a pena. Traz retorno na terceira idade: a paz, a alegria, a estabilidade emocional e espiritual da família. Valores mais importantes do que os bens materiais. Assim seja! Quem viveu se alegrará, pois como é bom dizer no final: DEU CERTO! OBRIGADO SENHOR JESUS!
Reflita: Qual é o testemunho de seus filhos? Reflete uma boa semeadura?
Nosso texto áureo nos lembra uma importante recomendação: “O matrimônio deve ser honrado por todos”. Quando marido e esposa decidem andar juntos nesse projeto de vida, deve haver o desejo e o princípio de honra, de amor e fidelidade. Que Deus nos ajude nessa importante missão. Pois, com certeza, sabemos que as Igrejas que possuem famílias fortes e equilibradas, que testemunham da fé e do amor prático, são um farol que alcança vidas e glorifica ao nome de nosso Senhor Jesus Cristo! Aleluia!
Referencial bibliográfico: 1 LAHAYE, Tim – Temperamentos Transformados – 2a Edição – Ed. Mundo Cristão.
Pr. Elton e miss. Nice Melo - coordenadores do site www.alcancevitoria.com
Texto escrito e reproduzido da lição número 09 da Escola Bíblica, RED - Revista de Estudos e Discipulado nº 254 (II trimestre de 2020), ministrada em 31/05/2020 - escrita pelo pastor Elton Batista de Melo. Elton Melo é casado com Nice Melo, desde 16/02/1985 e é pastor titular da Primeira Igreja Batista Independente de Curitiba, PR desde 12/12/2015 - Coordena o ministério Casais Restaurados e é escritor de vários livros sobre relacionamento conjugal entre eles: Restaurando o Romance no Casamento, Como paticar as 7 características das pessoas capazes de amar, e Amor é decisão: como entender e expressar o amor verdadeiro.
Veja outras ministrações do pastor Elton Melo para casais:
(41) 99890-9040
(41) 99890-9040
elton@ibicuritiba.org.br