Preparados para perseverar até o fim

Ministração 20out2019, Pr. Elton Melo
Publicado em 22/10/2019

Nesta mensagem o Senhor deseja nos alertar para que possamos usufruir da totalidade da unção disponível para cada um de nós. Somos uma boa comunidade de fé. Somos um povo trabalhador, esforçados, crentes fiéis, temos temor do Senhor e buscamos de todas as formas, viver na vontade do nosso Deus. Mas, muitas vezes, vivemos aquém do que Deus tem para nós. Na vida cristã, há três momentos distintos: 1 - a nossa regeneração,  que é instantânea e totalmente operada pelo Espírito Santo, 2 - a santificação, que é um processo de longo prazo, onde o Senhor nos propõe atitudes e desafios, mas que depende da nossa intencionalidade, nossa resposta às propostas do Senhor, e, 3 - a Glorificação, que será o momento do nosso encontro com Senhor, para estar para sempre com ele na eternidade.

Jesus veio ao mundo para ser o nosso salvador pessoal e voltará para buscar a sua Igreja, sua noiva escolhida e preparada.  É sobre este preparo que quero lhes ministrar aos corações. Da passagem de Mateus 25.1-13, podemos extrair preciosos princípios para estarmos preparados para este importante e glorioso dia, o dia da volta de Cristo. Se você deseja estar com Cristo na sua volta, viva estes princípios e desfrute da sua plena comunhão.

  1. "O Reino dos céus, pois, será semelhante a dez virgens que pegaram suas candeias e saíram para encontrar-se com o noivo.
  2. Cinco delas eram insensatas, e cinco eram prudentes.
  3. As insensatas pegaram suas candeias, mas não levaram óleo consigo.
  4. As prudentes, porém, levaram óleo em vasilhas juntamente com suas candeias.
  5. O noivo demorou a chegar, e todas ficaram com sono e adormeceram.
  6. "À meia-noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo se aproxima! Saiam para encontrá-lo! ’
  7. "Então todas as virgens acordaram e prepararam suas candeias.
  8. As insensatas disseram às prudentes: ‘Dêem-nos um pouco do seu óleo, pois as nossas candeias estão se apagando’.
  9. "Elas responderam: ‘Não, pois pode ser que não haja o suficiente para nós e para vocês. Vão comprar óleo para vocês’.
  10. "E saindo elas para comprar o óleo, chegou o noivo. As virgens que estavam preparadas entraram com ele para o banquete nupcial. E a porta foi fechada.
  11. "Mais tarde vieram também as outras e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abra a porta para nós! ’
  12. "Mas ele respondeu: ‘A verdade é que não as conheço! ’
  13. "Portanto, vigiem, porque vocês não sabem o dia nem a hora! "

Aprendemos nesta parábola os seguintes princípios:

1 - Apenas possuir aparência não nos qualifica para nada - (vs. 1-2)

  1. Todas as dez virgens tinham exteriormente a mesma aparência. Todas eram virgens, todas possuíam suas cadeias (Lâmpadas) e todas estavam esperando o noivo;
  2. Todas carregavam consigo uma candeia (Lamparina, lâmpada). A Lâmpada, representa a Palavra escrita de Deus, a nossa Bíblia. Note que todas possuíam suas bíblias, isto é, carregavam consigo a Palavra de Deus. A Bíblia nos diz que a sua Palavra é: "lâmpada para os meus pés é a tua Palavra, e luz para o meu caminho". (Sl 119.5)
  3. Todas saíram ao encontro do Noivo, elas tinham o mesmo objetivo e propósito. Olhando assim, por cima, pareciam um mesmo grupo, prontos.
  4. Mas havia uma radical diferença, não percebida de imediato, entre os dois grupos de virgens.
  5. Havia semelhança nas aparências, mas diferença na essência. Não eram iguais. Um grupo tinha prudência e o outro grupo tinha a insensatez como marca.
  6. É possível sermos bons membros de uma igreja, carregarmos a Bíblia, devolver os dízimos, cumprimentar com saudação cristã e até mesmo usar os púlpitos no trabalho eclesiástico, e não termos nascido de novo.
  7. O cristão de aparência é aquele que frequenta um culto de domingo, mas durante a semana vive como quer, sem qualquer temor.
  8. São como as virgens loucas: têm aparência, mas não essência.

2 - É preciso estar sempre cheio do Espírito Santo (vs. 3-4)

  1. Imprevidência fala de falta de preparação. Fala de gente que não se prepara adequadamente. Não nos iludamos: Há gente de igreja que não está preparada para a vinda de Jesus. Nós estamos? Em outras palavras: há gente que está na igreja, mas não é Igreja.
  2. Agora, a questão pior é que as insensatas só descobriram isso quando já era muito tarde. Um ponto importante aqui é que não é possível se preparar na última hora. O problema do imprevidente é que só descobre o seu despreparo na última hora. Foi o que ocorreu com essas virgens.
  3. Todos aqueles que creem em Cristo são salvos e têm o Espírito Santo, mas é fato que nem todos estão cheios do Espírito Santo.
  4. O risco de vivermos uma vida vazia de Deus, mesmo dentro da Igreja, é muito grande.
  5. Nem Jesus, o Deus encarnado, achou que poderia viver sem ser estar cheio do Espírito Santo. Por que alguém acharia que pode?
  6. A botija de azeite reserva: É a oração constante com Deus; é o jejum; é o diálogo com Deus nas madrugadas; é vigiar em todo o tempo; ler e estudar examinando as Escrituras Sagradas; meditar na Palavra de Deus; cantar, louvar e adorar a Deus nos tempos de alegria e de crises.
  7. O cristão que tem esta presença constante o Espirito Santo em sua vida é uma chama de fogo que arde em todo o tempo no altar do Senhor. Mas que fogo é este: É o bom testemunho; é o ato de evangelizar; pregar a palavra de Deus; é transparecer o verdadeiro avivamento; é demonstrar gratidão; se envolver na obra com amor; é dizer a Deus "Eis me aqui Senhor", é amar a Deus acima te tudo e amar ao próximo como a nós mesmos. Temos que ser um fogo ardendo como sacrifício vivo no altar do Senhor!
  8. “Não basta ter lâmpadas polidas, brilhantes e chiques. É preciso ter azeite nelas.”

3 - Precisamos estar sempre alertas, mesmo que haja demora (vs. 4-5)

  1. A vigilância é um dos sustentáculos da vida cristã (1Pe 5.8). Ela aponta para uma vida de santificação, sem a qual, ninguém verá a Deus (Hb 12.14).
  2. Qual o significado de vigiar? O que significa o verbo “vigiar” nas palavras de Jesus? O dicionário diz que vigiar é “observar atentamente”, “estar atento”, “ficar acordado”, “precaver-se” “estar alerta”.
  3. Essa parábola não é dirigida a quem nunca se preparou, mas a quem não se preparou o suficiente, ou seja, foi displicente nas disciplinas espirituais e deixou o azeite acabar durante sua jornada. Vigiar é uma pré-condição para o arrebatamento.
  4. Não ignore a vigilância. A parábola inteira tem essa lição central. A questão da preparação aqui está intimamente ligada com a vigilância. Jesus conclui com uma solene advertência a esse respeito: “Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora” (Mt 25.13).

4 - Quando o noivo chegar, a luz precisa estar brilhando. (vs. 6-8)

  1. As lâmpadas devem estar sempre acesas. Se esperarmos para prepará-las no último momento, perderemos a oportunidade de entrar para a festa de casamento. Hoje é o tempo aceitável para o preparo. Hoje a porta está aberta e o azeite do Espírito está disponível: “vinde e comprai-o, sem dinheiro e sem preço” (Is 55.1).
  2. Essa é uma notícia que deve encher nosso coração de alegria: A porta da graça está aberta. Vai fechar, mas ainda não ocorreu; e o tempo de hoje é tempo de oportunidade e preparo.
  1. Hoje é tempo de preparo. Quando o noivo chegar será impossível procurar encher as lâmpadas de azeite. A hora de fazer isso é agora. Não deixe para se preparar na última hora. Não haverá tempo. Quem deixa para se preparar na última hora corre o risco de ficar de fora da festa.
  2. "Mas, à meia-noite, ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo! Saí-lhe ao encontro!" - Veja que a Bíblia nos exorta a prestarmos atenção à voz do Senhor: "Porque haverá o grito de comando, e a voz do arcanjo, e o som da trombeta de Deus, e então o próprio Senhor descerá do céu, Aqueles que morreram crendo em Cristo ressuscitarão primeiro." (1Ts 4.16).
  3. Como será este encontro? A Bíblia afirma que: "Então nós, os que estivermos vivos, seremos levados nas nuvens, junto com eles, para nos encontrarmos com o Senhor no ar. E assim ficaremos para sempre com o Senhor." (1Ts 4.17).
  4. Toda a igreja ouvirá este sinal. A voz do arcanjo que dará o aviso do grande acontecimento tão esperado pela sua Igreja lavada e remida pelo o Sangue do Cordeiro vertida na cruz.
  5. O versículo 7 diz que todas despertaram ao ouvir o sinal. "Então todas as virgens acordaram e prepararam suas candeias". Podemos crer que haverá um momento de despertamento de toda a igreja de modo geral. Note, também, que todas preparam as suas candeias (Lâmpadas). De fato, a Igreja ds nossos dias tem acesso completo à Palavra de Deus.
  6. Nesta semana estive participando da Expo-cristã em São Paulo e alí encontramos muitos editores. Me chamou atenção, em especial, um estande de uma Editora de uma pequena cidade do interior de São Paulo, que é especializada em produção de Bíblia. Eles deviam ter, por baixo, mais de 200 tipos de bíblias para comercialização. Um dos diretores com quem tive o prazer de conhecer, me falava que todos os anos a bíblia continua sendo o livro mais vendido, mesmo que muitas vezes a frequência aos cultos seja relativamente pequena. Disse-me ele, que mesmo na Alemanha, sua terra natal. Muitas vezes as igrejas estão sem membros, mas também lá a Bíblia continua sendo um best-seller. Como explicar isso? É um fenômeno. Isso prova que todos tem acesso à Palavra de Deus.
  7. Mas, somente escutar o som da trombeta não é o suficiente para a Igreja salva e separada. Toda a Igreja escutará o som, mais somente a igreja verdadeira, os que de feto estão preparados, se encontrará com o Senhor.
  8. O fogo precisa estar permanentemente aceso - Enquanto a candeia (Lâmpada) é essencial para transportar a luz, o óleo (azeite), é essencial como combustível para que o fogo não apagasse. Em Êxodo 27.20, Deus adverte os israelitas para que sempre trouxessem para o tabernáculo "... azeite puro de oliveiras, batido, para o candeeiro, para fazer arder as lâmpadas continuamente."
  9. A falta do óleo reserva, simboliza a unção do espirito Santo que além de atender às necessidades imediatas da vida, precisa haver em reserva em nossos corações. Isso se resumo na presença ativa do Espirito Santo, de forma constante, isto é, sempre cheio. Por isso é importante mantermos as disciplinas espirituais, como oração, jejum, devocionais da Palavra e, acima de tudo, viver diariamente os princípios da Palavra de Deus.

5 - O preparo espiritual é intransferível. (vs. 8-9)

  1. Não é possível passar a minha experiência e comunhão com Deus para o outro. Essa é outra grandiosa verdade. A vida cristã é marcada por dois atos importantes: vida de comunhão com meus irmãos e relacionamento pessoal com o meu Senhor. Mas não é possível transferir crédito. Não dá para você juntar e acumular azeite para o seu irmão utilizá-lo. Ou seja, se você orar, jejuar, louvar a Deus em todo o tempo, meditar na Palavra e se encher do Espirito Santo de Deus, e em contrapartida seu irmão não se importa com nenhuma dessas práticas, e vier o dia das adversidades você passará dando glórias a Deus, mas o seu irmão imprudente perecerá e será reprovado por Deus.
  2. O relacionamento com Deus é intransferível. Entendemos isso? O azeite de cada um só dá para si próprio. É pessoal. O “azeite” da preparação não se reparte ou divide, nem se pode emprestar ou negociar. Cada um deve consegui-lo pessoalmente na presença de Deus.
  3. Vida cristã não se adquire por contato, é uma experiência pessoal com o Cristo ressuscitado. Ninguém responderá por seu pai ou sua mãe, por mais que os ame.
  4. Salvação é algo que ocorre entre duas pessoas, ou seja, você e Deus, mais ninguém. Não há sacerdotes, nem gurus ou mediadores humanos.
  5. Ser cristão é um ter uma relação pessoal e individual, não coletivo ou étnico, como pensavam os descendentes de Abraão (Mt 3.9).

6- Pessoas sábias se preparam e planejam  (Vs. 9-11)

  1. Essa parábola nos ensina a buscar ao Senhor enquanto é tempo: Enquanto há vida, há tempo. Como já sabemos, não temos a hora nem o dia em que vamos morrer, ou quando o Senhor Jesus Cristo voltará. A verdade é que temos que buscar ser Cheios do Espirito Santo enquanto é tempo.
  2. Veja o grande convite do Senhor: "Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar." (Is 55.6)
  3. Existe duas maneiras de perdermos o tempo de nos aproximarmos de Deus: uma é quando a a nossa morte chega primeiro. Olha a advertência do salmista:  "Volta-te, Senhor, livra a minha alma; salva-me por tua benignidade. Porque na morte não há lembrança de ti; no sepulcro quem te louvará?" (Sl 6.5-6). O Salmista sabia que tinha que buscar a salvação do Senhor antes que morte chegasse
  4. Estamos vivendo a geração do arrebatamento da Igreja do Senhor na Terra. O 2º tempo é exatamente este, a volta de Cristo. Estamos vivendo o tempo de já estarmos preparados!
  5. Muito embora as cinco virgens estivessem despreparadas, elas buscaram de alguma forma estar no lugar do encontro, tinham boas intenções, pois também queriam estar com o noivo.
  6. Ao mesmo tempo, tudo que gasta, acaba e se não repomos, sofreremos a falta. Quando perceberam sua falta, correram comprar, buscar, resolver. Elas não desistiram quando o problema surgiu. Foram e voltaram para participar da festa.
  7. O problema é que elas perderam o tempo da ação. Agora, já era muito tarde. Já não interessa mais se elas, têm óleo ou não. Elas simplesmente perderam o "timing".
  8. O convite da festa, se tornou para elas, num momento de juizo e perda. Quem perde a oportunidade, perde tudo.

Conclusão: Cada cristão deve decidir manter-se cheio do Espírito, jamais ignorando a vigilância nem sendo imprudente, mas vigiando e orando até Jesus voltar. Não basta ter lâmpadas polidas, brilhantes e chiques. É preciso ter azeite nelas. A mensagem de Jesus nos possibilitou o acesso ao caminho da salvação e nele já estamos, glórias ao Senhor. No entanto precisamos estar sempre alertas: "Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia! Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar." (1 Coríntios 10.12,13)

Hoje ainda é o tempo da oportunidade,  Jesus Cristo está à porta, ainda é tempo sermos cheios, renovados, mas amanhã, pode ser muito tarde, como diz o hino 259 do Cantor Cristão (A última hora), Amanhã pode ser o dia em que a trombeta tocará e a porta do céu venha se fechar diante daquele que sempre fechou o coração para o Senhor e, pior, aquele que viveu com uma lâmpada vazia nas mãos.

 

Caro amigo, você está comprometido com Jesus em longo prazo?  Está preparado para perseverar até que ele chegue? Está preparado se o seu amado Jesus voltar hoje?

 

Cantor Cristão hino 259 (A última hora)

 

F              Bb                     F Dm

Ao findar o labor desta vida,
          Gm          C7       F  C
Quando a morte ao teu lado chegar,
       F           Bb       F  Dm
Que destino há de ter a tua alma?
       Gm      C7        F   F7
Qual será no futuro teu lar?

 


     Bb        Bbm          Am  Dm
Meu amigo hoje tu tens a escolha:
         Gm           C7      F   F7
Vida ou morte, qual vais aceitar?
     Bb      Bbm       Am  Dm
Amanha pode ser muito tarde,
      Gm        C         F   C7
Hoje Cristo te quer libertar.

 

-----

Hastasg:  #eltonmelo, #ibicuritiba, #luzquebrilha #voltadecristo #azeitenabotija #prudentes #perseverantes #escatologia

Pr. Elton Melo, IBI Curitiba, Luz que Brilha, parábola das virgens prudentes, perseverantes, pessoas sábias, Mateus 25-1-13, evangelho apocaliptico, escatologia

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Rua Guararapes, 2058 (Rápida do Portão), CEP 80320-210 - Vila Izabel, Curitiba, PR

Entre em Contato

Envie um WhatsApp!

(41) 99890-9040

(41) 99890-9040

elton@ibicuritiba.org.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

Código do aplicativo

IBICURITIBA
© IBI CURITIBA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.