O que a Bíblia diz sobre o aborto e a santidade da vida?

Como o Criador de toda a vida, Deus não se cala sobre a questão do aborto. Se você está procurando obter a perspectiva de Deus sobre o aborto

utero e feto
Neste próximo domingo (dia 22/01), nos Estados Unidos da América é o Dia Nacional da Santidade da Vida Humana. Este dia foi criado para celebrar a maravilha da existência humana e renovar a nossa determinação de construir uma cultura da vida onde cada pessoa de todas as idades sejam protegidas, valorizadas e apreciadas. É um momento para lembrar e refletir sobre o valor e a dignidade da vida humana, especialmente no que se refere à questão do aborto.
 
Nossa missão e paixão aqui na Igreja Batista Independente de Curitiba e no site do pastor Elton Melo,  alcancevitoria.com, é equipá-lo com a Palavra de Deus para que você possa pensar biblicamente sobre questões da vida real e saber como responder. Incentivamos você a ler nosso artigo, aprender o que a Bíblia diz sobre o aborto e a santidade da vida humana e, reenviar para seus amigos.

 

Deus fala sobre o aborto

Como o Criador de toda a vida, Deus não se cala sobre a questão do aborto. Se você está procurando obter a perspectiva de Deus sobre o aborto, a coisa mais benéfica que você pode fazer é ler a Bíblia. Quando lemos Sua Palavra, vemos o coração do Doador da vida e o que Ele pensa daqueles que criou.

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, repreender, corrigir e instruir na justiça, para que o servo de Deus seja perfeitamente habilitado para toda boa obra.” (2 Timóteo 3:16-17)

O que a Bíblia diz sobre o aborto e a santidade da vida?

1- Deus criou a humanidade à Sua imagem. Deus formou os seres humanos de maneira única para serem portadores de Sua imagem e deu a eles uma dignidade especial, liberdade pessoal e responsabilidade individual acima de todas as obras da criação. “Deus disse: ‘Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar e sobre as aves do céu, sobre o gado e todos os animais selvagens, e sobre todas as criaturas que move-te pelo chão'” (Gênesis 1:26).
 
2- A vida humana começa na concepção e os seres humanos foram feitos para estar em relação com Deus, que criou o ser mais íntimo de cada pessoa, entrelaçado no ventre da mãe. “Pois você criou meu ser mais íntimo; tu me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque fui feito de um modo assombroso e maravilhoso; suas obras são maravilhosas, disso eu sei muito bem. … Seus olhos viram meu corpo informe; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes que um deles existisse” (Salmos 139:13–14, 16).
 
3- Desde a concepção até a morte natural, toda vida humana é sagrada porque toda vida humana foi criada por Deus. “Assim diz o SENHOR, o teu Redentor, que te formou no ventre: Eu sou o SENHOR, o Criador de todas as coisas, que estendo os céus, que espraio a terra por mim mesmo” (Isaías 44:24).
 
4- A vida humana, mesmo antes da concepção, é projetada por Deus para um propósito específico. Toda vida humana deve ser reconhecida, respeitada e protegida como tendo os direitos de uma pessoa e o direito irrevogável à vida. “Antes de formá-lo no ventre, eu o conheci, antes de você nascer, eu o separei; Eu te designei profeta para as nações” (Jeremias 1:5).
 
5- A vida humana é criada à imagem de Deus. O direito à vida de todo ser humano ainda não nascido é inerente em virtude de ter sido criado à imagem de Deus. “Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou” (Gênesis 1:27).
 
6- A vida humana é preciosa e merece ser salva. Toda a vida é preciosa. Portanto, terminar deliberadamente a vida humana após a concepção é um pecado contra Deus pelo qual os indivíduos são responsabilizados. Existem situações extremamente raras em que salvar a vida da mãe pode resultar na perda da vida do bebê. No entanto, trata-se de tentar salvar uma ou duas vidas, em vez de causar a morte de uma ou ambas. “O fruto do justo é árvore de vida, e o sábio salva vidas” (Provérbios 11:30).
 
7- A vida humana deve ser protegida e defendida desde a concepção até a morte natural. Somos eticamente obrigados a defender toda a vida humana da destruição, seja por aborto cirúrgico ou uso de drogas, dispositivos ou procedimentos com a intenção de acabar com a vida humana. “Salve os que estão sendo levados para a morte; detenha aqueles que cambaleiam em direção ao abate. Se você diz: 'Mas não sabíamos nada sobre isso', aquele que pesa o coração não percebe isso? Aquele que guarda a sua vida não sabe disso? Não retribuirá a cada um conforme o que fizeram?'” (Provérbios 24:11–12).
 
8- A vida humana deve ser proclamada pública e pacificamente como sagrada. Aqueles que compõem a igreja cristã, incluindo e liderados por ministros e ministérios cristãos, devem ser testemunhas públicas da dignidade intrínseca e irrevogável de toda a vida humana, desde a concepção até a morte natural. “Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, as bênçãos e as maldições. Agora escolhe a vida, para que vivas, tu e teus filhos” (Deuteronômio 30:19).
 
9- A vida humana na concepção desafia o fato de que um feto é apenas uma “massa de tecido”. Segundo a Bíblia, um feto não é apenas uma massa de tecido. A Palavra de Deus não faz distinção entre um “bebê em potencial” e um “bebê recém-nascido”. Na Bíblia, a mesma palavra grega brephos , que significa “bebê”, é usada para descrever tanto um feto quanto um bebê recém-nascido. Feto : “Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o bebê saltou em seu ventre” (Lucas 1:41). Bebês : “As pessoas também traziam bebês a Jesus para que ele impusesse as mãos sobre eles” (Lucas 18:15).
 
10- A vida humana na concepção nega que as mulheres tenham o direito de escolher o aborto afirmando: “É o corpo dela!” Uma mulher deve ter direitos sobre seu próprio corpo, mas na gravidez há pelo menos dois corpos diferentes, dois batimentos cardíacos diferentes, dois padrões diferentes de ondas cerebrais, dois códigos genéticos (DNA) diferentes e, muitas vezes, dois gêneros e tipos sanguíneos diferentes. Toda mulher tem escolhas em sua própria vida, mas não a liberdade de destruir a vida de um ser humano em desenvolvimento dentro dela. “Eu cuido de você desde que você nasceu. Sim, eu carreguei você antes de você nascer” (Isaías 46:3 NLT).
 
11- A vida humana é diferente de todas as outras formas de vida. Um ser humano é definido como um membro da espécie Homo sapiens. Todos os seres humanos possuem seus próprios códigos genéticos (DNA), singularmente únicos e estabelecidos na concepção. O DNA de um feto humano é distinto não apenas de animais, aves e peixes, mas também do DNA da mãe. “Nem toda a carne é igual: as pessoas têm uma espécie de carne, os animais têm outra, as aves outra e os peixes outra” (1 Coríntios 15:39).
Fonte: Este artigo foi adaptado do livro Keys for Living, The Abortion Dilemma: Answering the Tough Questions https://www.hopefortheheart.org/what-does-the-bible-say-about-abortion - site: Hope for the Heart - artigo traduzido e adaptado pelo pastor Elton Melo.
Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Rua Guararapes, 2058 (Rápida do Portão), CEP 80320-210 - Vila Izabel, Curitiba, PR

Entre em Contato

Envie um WhatsApp!

(41) 99890-9040

(41) 99890-9040

elton@ibicuritiba.org.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

Código do aplicativo

IBICURITIBA
© IBI CURITIBA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.